SENAI

Educação, Inovação e Tecnologia

Palmas, 11 de dezembro de 2017 17:38

 
O que é o SENAI

O que é o SENAI

Integrante do Sistema Indústria – ao lado da CNI, do SESI e do IEL –, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 64,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios brasileiros. O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Número de unidades do SENAI por região:

Além de oferecer educação profissional de qualidade para os brasileiros, o SENAI, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, opera centros de treinamento de mão de obra em Cabo Verde, Guiné Bissau, Guatemala, Paraguai e Timor Leste. E está implantando centros de formação profissional em Moçambique, Peru, Jamaica, São Tomé e Príncipe e Haiti.
Também mantém uma rede certificada de 208 laboratórios que prestam serviços técnicos e tecnológicos às empresas em todo o país. Em 2011, essa rede prestou serviços a mais de 18 mil empresas. Foram realizados 139.149 serviços para apoiar a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria.


SENAI Tocantins

Desde a sua fundação, em 1992, o SENAI Tocantins acompanha o crescimento industrial do Estado, formando profissionais qualificados para atender as necessidades do mercado de trabalho.

Graças à rede formada pela instituição em todo o País, o SENAI Tocantins disponibiliza aos empresários uma estrutura nacional que inclui: unidades operacionais, centros de tecnologia, laboratórios e programas oferecidos em diversas áreas de atuação. Além disso, também oferece uma estrutura de atendimento por meio das Escolas Móveis e outros atendimentos remotos que permitem chegar aos mais distantes pontos do estado.

Desta maneira, a instituição leva ações de educação profissional aos municípios tocantinenses, promovendo a qualificação profissional, empregabilidade e a geração de renda nas mais distantes localidades.

O SENAI, focado na ideia de assegurar às indústrias e comunidade em geral as melhores condições de competitividade e empregabilidade, oferece uma linha de cursos direcionados às várias demandas da indústria tocantinense.

Neste sentido, envida esforços e vem desenvolvendo seus recursos humanos, visando oferecer um serviço de qualidade para o seu cliente, atualizando sua base tecnológica, ampliando sua capacidade instalada e buscando permanentemente modernas tecnologias.

São  quase 200 cursos  ofertados em 15 áreas tecnológicas:

  1. Alimentos e bebidas
  2. Automação
  3. Automotiva
  4. Construção Civil
  5. Eletroeletrônica
  6. Energia
  7. Gestão
  8. Gráfica e Editorial
  9. Madeira e Mobiliário
  10. Metalmecânica
  11. Refrigeração e Climatização
  12. Segurança no Trabalho
  13. Tecnologia da Informação
  14. Telecomunicações
  15. Vestuário
 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700